sexta-feira, 29 de março de 2013

Audiência Pública 11/03/2013

Unanimidade. A comunidade do Engenho do Mato se posicionou de uma forma enfática para cobrar dos representantes do governo que estiveram presentes na Associação dos Amigos e Moradores do Engenho do Mato (AAMEM) no último dia 11 de março de 2013. A Audiência Pública foi presidida por políticos residentes do bairro, além do Secretário de Governo de Niterói, mais três representantes da Secretaria Municipal de Educação, o Secretário Regional, um representante de deputado PSC e um representante do SEPE/RJ. O debate foi sobre o absurdo interesse do Estado em construir um Posto de Vistoria do Detran no terreno da Escola Estadual Fagundes Varela, em pleno Pólo Turístico Charles Darwin. . 

O Governo do Estado não enviou representantes, e, diante da grande quantidade de moradores presentes, ficou demonstrado o consenso de que o bairro repudia a instalação do Posto do Detran e precisa com urgência de uma unidade escolar de ensino fundamental. Todos, sem nenhuma objeção, foram contra a instalação do Detran no entorno da praça. Em primeiro lugar, pela falta de estrutura, pois o Detran implicaria no remanejamento de cerca de 700 carros por semana. Além disso, é um absurdo a retirada de uma Escola Estadual num bairro que não tem outra escola pública de ensino fundamental. Existe sim a demanda, estamos vendo as crianças à toa na rua, pois não encontram vagas nos colégios dos bairros vizinhos.  Uma das alunas revelou que existe uma fila de aproximadamente 80 pessoas esperando a abertura de turmas. Agora, se 80 pessoas não conseguem formar uma turma, então a sociedade realmente esqueceu o que é educação. Isso ocorre no Ciep 448 - Rui Frazão Soares, para onde estão indo os alunos da creche Olga Benário Prestes, mas na área do ensino fundamental existe uma façanha inacreditável: as atuais turmas não terão sucessão, serão progressivas, ou seja, a turma segue para o próximo ano, e a série que faltar passa a não ter mais uma turma. Quem repetir e não encontrar vaga para aquela turma, terá que procurar vaga em outro bairro ou cidade, o que não facilita em nada, muitos alunos não tem o Rio Card e precisam gastar de 200 a 320 Reais, a metade de um salário mínimo! 

Os moradores presentes deixaram claro a insatisfação com a falta de respeito do governo do estado para com a comunidade. O estado preferiu ceder o terreno de uma escola para o Detran do que ceder ao município para que se conservasse a única escola pública de ensino fundamental do bairro. O governo do estado não fez nenhuma consulta à comunidade local, que tem em seu entorno uma creche, uma associação de moradores, um posto médico de família, comércios e ainda existe uma praça no meio de tudo! O que mais indignou os presentes na audiência foi que os representantes que vieram não sabiam o que existia no lugar onde esperam implantar o posto de vistoria do Detran. Eles pensaram que a reunião era pra discutir a nova construção, pois o governo já transferiu para o Detran o terreno.   


Todas as autoridades presentes se comprometeram em retornar à Associação de Moradores do bairro no próximo dia 25 de março, para levar propostas da comunidade. 

MK


Nenhum comentário:

Postar um comentário